Skip to content

Categories:

[SP] USINA ALCÍDIA

DE SUSTENTABILIDADE NÃO TEM NADA

A Usina Alcídia, aquisição do grupo Odebrecht em 2007 como inicio do pretensioso projeto de se tornar o terceiro entre as maiores empresas do setor sulcroalcooleiro, em suas próprias palavras “baseada em um plano estratégico que alinha as práticas mais avançadas de sustentabilidade”, se torna uma ameaça ao meio ambiente no momento em que destina resíduos sólidos numa vala do aterro sanitário de Teodoro Sampaio, município localizado a 600 km da capital paulista.

Não é de hoje que a fazenda Alcídia agride o meio ambiente da região do Pontal do Paranapanema. Em agosto de 1973 os donos da fazenda pulverizaram com aviões agrícolas cerca de 7000 ha de matas naturais com os herbicidas “Tributon 2-4D” e “Planuton” que contem o famoso “agente laranja” empregado pelo exército estadunidense durante a guerra do Vietnã.

Cabe a nós ativistas do movimento sindical revolucionário da classe produtora denunciar, lutar e utilizar todas as nossas ferramentas contra a destruição e descompromisso do latifúndio, com a preservação e respeito ao meio ambiente.

http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2011/08/496415.shtml

Posted in General.

Tagged with , , .